É muito importante explicarmos para nossos clientes sobre a diferença entre contratar um advogado brasileiro e um italiano.

Por mais que o brasileiro se especialize e seja muito experiente, dificilmente ele terá algumas características que fazem a diferença no relacionamento entre profissionais nos tribunais, por exemplo.

Imagine esse cenário: um médico especialista em cirurgia do coração pode fazer uma operação em qualquer ser humano, mas no geral, acontecem em hospitais que ele tem uma equipe, que ele conhece as instalações, equipamentos, remédios, que ele tem uma relação com o local.

No caso do advogado é ainda pior, pois o corpo humano é o mesmo em qualquer hospital e país, mas as leis, os Ministérios, protocolos, leis e até a cultura mudam completamente de um país para outro.

Outro cenário que costumamos dizer aos nossos clientes: imagine que você tem um processo trabalhista no Brasil. Você contrataria um advogado italiano,  especialista em direito trabalhista formado na Itália, que vive a poucos anos no país e não tenha fluência no idioma?

Reforçamos abaixo os pontos que entendemos serem cruciais para escolher ter um processo de cidadania italiana nas mãos de um advogado italiano:

 

• Idioma

Ter fluência no idioma e nos termos específicos da profissão geram celeridade e credibilidade nos processos e relações com os juízes e toda a equipe envolvida. Além disso, infelizmente, existem ainda alguns preconceitos com profissionais que são estrangeiros e não possuem um idioma técnico perfeito

• Costumes

Assim como qualquer cultura, é preciso fazer parte do dia a dia de uma para se acostumar com os costumes. A forma de se comportar, agir, falar e se relacionar também fazem diferença nas etapas dos processos de cidadania, e um advogado nativo, conhece todas essas condições que até dentro da Itália, mudam de região para região

• Contatos e relacionamento

E por falar em relações, advogados locais tem seus contatos profissionais, seu networking. Essa é mais uma das vantagens de contar com profissionais italianos, pois eles se relacionam entre si, muitas vezes foram colegas de universidade, de trabalhos anteriores e sabemos como isso é importante na vida de um profissional

• Credibilidade

Os juízes e equipe dos tribunais conhecem as universidades da Itália e muitas vezes foram até os professores ou colegas dos advogados que lideram os processos de cidadania. Então, esse tipo de reconhecimento gera mais credibilidade nos profissionais.

• Leis italianas

As leis mudam, se atualizam e não é diferente na Itália. Especificamente no quesito cidadania, é algo tão especializado que é realmente preciso estar muito atento a todos os movimentos. Muitas vezes, até o que é válido para uma Comune não é para outra, ou o que vale em um tribunal difere para outro, mesmo que dentro da mesma lei. Divergências desse tipo de detalhe podem causar atrasos ou até perda de prazos. Normalmente os advogados italianos estão mais bem informados por terem fontes diretas.

• Experiência

É muito comum advogados brasileiros, especialistas em cidadania italiana, contratem advogados terceiros italianos para assinar os processos, isso encarece o processo e você não tem conhecimento nem de quem é seu advogado.

Entendemos que existem sim muitos profissionais competentes, mas defendemos a ideia de que se você quer tirar sua cidadania italiana, tenha um advogado italiano à frente do seu processo para garantir que tudo saia o mais rápido e o mais certo possível.